fbpx

NOTÍCIAS

07 ago

Seu filho anda na ponta do pé? Saiba o que pode ser

Quando a criança está aprendendo a andar, é comum que realize essa ação apenas com as pontas dos pés apoiadas no chão. Mas quando isso acaba se tornando um hábito, pode significar uma condição conhecida como pé equino.

 

Essa disfunção consiste na limitação do movimento de flexão superior do tornozelo, o que causa uma dificuldade para alinhar a parte de cima do pé com a frente da perna. O equinismo pode acontecer em um ou então nas duas estruturas, sendo mais severo em um dos lados.

 

Para tentar equilibrar a limitação da mobilidade causada pelo quadro, é comum que haja uma sobrecarga no pé “normal” e também na perna, acarretando em problemas nas costas. Os recursos mais comuns utilizados pelos pacientes para compensar a situação são o achatamento do arco (pé plano), aumento de carga ao caminhar e outros.

 

O pé equino pode ser causado por uma tensão no tendão de Aquiles ou nos músculos da panturrilha – episódios que podem ser congênitos ou adquiridos. Existem ainda as causas provenientes de grandes períodos de imobilização do pé ou frequência no uso de muletas e fixadores externos.

 

Por fim, é possível tratar esse distúrbio através de técnicas como fisioterapia, órtese noturna, uso de elevadores de calcanhar ou palmilhas com suporte. Casos em que a causa é o encurtamento do tendão ou bloqueio do movimento por conta do osso, é necessária a intervenção cirúrgica.

 

Caso queira saber mais sobre o pé equino, converse com um especialista ou entre em contato conosco.

Agende sua Consulta.