fbpx

NOTÍCIAS

11 fev

Saiba mais sobre a ruptura do tendão de Aquiles

A ruptura do tendão de Aquiles é uma lesão que acontece quando o tendão que liga o músculo da panturrilha ao osso do calcanhar se rompe. Na maioria das vezes, a condição acompanha dor intensa e inabilidade para usar a metade inferior da perna, incluindo o movimento de andar. A ruptura pode apresentar caráter simples, parcial ou total.

Esse tipo de lesão acontece na área em que o tendão é menos vascularizado, situado em 4 a 5cm do local que liga o osso ao calcanhar. Como o fluxo sanguíneo é menor, as chances do processo de cicatrização do corpo ser prejudicado são ainda maiores.

As lesões podem ser provocadas devido ao uso de certos medicamentos, determinadas doenças, o aumento de estresse no tendão, degeneração tendinosa, intensidade na prática esportiva ou torções com ou sem contato físico.

Os fatores de risco que podem favorecer o seu surgimento são: pessoas com idade de 30 a 40 anos, aplicação de corticoide para diminuir dores e inflamação e o uso de antibióticos como fluoroquinolonas, levofloxacina ou ciprofloxacina. Indivíduos mais jovens e ativos, podem ser tratados cirurgicamente, entretanto, em idosos podem ser realizados outros tipos de procedimentos, conforme orientação médica.

Caso queira saber mais sobre esse assunto, procure a opinião de um especialista ou entre em contato conosco.

Agende sua Consulta.