fbpx

NOTÍCIAS

18 jun

O frio aumenta as dores nas articulações?

Junho é uma das épocas mais frias no Brasil e, junto com as temperaturas mais amenas, vêm as conhecidas dores nos músculos e articulações, causadas justamente por essa mudança de clima.

Acontece que o organismo, ao buscar manter o equilíbrio térmico do corpo, contrai os músculos involuntariamente, de modo que as articulações fiquem sobrecarregadas, sucedendo nas dores.

Outro motivo que ocasiona as dores musculares e articulares é a maior produção de ácido láctico devido à diminuição dos vasos sanguíneos e à menor quantidade de sangue bombeando o corpo. Sendo assim, pelo fato das estruturas neurológicas que estão em torno do músculo e articulações serem sensíveis a este ácido, há uma maior dor no local afetado.

As pessoas que já passaram por alguma fratura também sofrem com o clima mais frio, já que as membranas que são reconstituídas no local fraturado tendem a deter mais receptores sensoriais, estrutura essa que é responsável por reconhecer estímulos no ambiente interno e externo do organismo, inclusive a dor.

Contudo, há uma solução para esse incômodo que é potencializado durante as temperaturas geladas: prática de exercícios. A atividade física aumenta a temperatura corporal e suscita a produção de endorfina, um neuro-hormônio que exerce controle sobre a percepção de dor, fazendo com que o indivíduo não se sinta tão dolorido.

 

Agende sua Consulta.