fbpx

NOTÍCIAS

17 fev

Qual a importância do diagnóstico precoce da osteoporose em homens?


Desse modo, é recomendada a realização da densitometria óssea a partir dos 70 anos, uma vez que o exame consegue avaliar a quantidade de osso na coluna e no fêmur – região mais comum para fraturas consequentes da doença.

A osteoporose masculina também possui outras causas, como o tabagismo, consumo de álcool excessivo, sedentarismo, histórico familiar do distúrbio e uso prolongado de corticoides. Outros 15% dos casos são viabilizados pela ausência de exposição ao sol que ocasiona deficiência de vitamina D, além da redução dos níveis de estrogênio, baixa ingestão de cálcio e insuficiência renal ou hepática.

É imprescindível que o diagnóstico seja realizado ainda em estágio inicial, na fase denominada osteopenia, pois nesse período é possível reverter o quadro da doença. Por outro lado, quando a perda óssea avança para a osteoporose a recuperação pode ser mais complexa.

Basicamente, o tratamento envolve medicamentos indicados após avaliação médica e hábitos mais saudáveis, como fazer caminhadas e exercícios físicos com peso Suplementação de cálcio, vitamina D e exposição ao sol também são indicados para manter a massa óssea.

Caso queira saber mais sobre o assunto, procure auxílio de um especialista ou entre em contato conosco.

Agende sua Consulta.