fbpx

ESPECIALIDADES / Patologias da Coluna Vertebral

As patologias da coluna, além de causar dor, prejudicam as atividades diárias e a qualidade de vida dos pacientes. Dores e desconforto podem indicar patologias graves, acarretando em problemas de saúde e locomoção do paciente.

Hérnia de Disco

Quando o disco está intacto, ele tem a capacidade de absorver a carga imposta e movimentar-se em todos os eixos de rotação. O abaulamento discal é considerado o início da patologia, pois o disco intervertebral apresenta sintomas de envelhecimento e o anel fibroso exibe fissuras que levam o arco do disco intervertebral a uma forma de arco. A protusão discal é o agravamento do abaulamento, atingindo nervos, medula e saco dural. A fase marca também o início da degeneração e da dor discogênica. O sequestro ou fragmento é a etapa mais rara da patologia e consiste na ruptura total da parte herniada do disco intervertebral.

Tratamento

O tratamento é variável de acordo com as necessidades do paciente. Em casos de danos neurológicos e dores que limitem a locomoção do paciente, o método cirúrgico pode ser a melhor opção. Tratamentos menos invasivos como descompressão da coluna através de tubos dilatadores também podem ser abordados.

Escoliose

A doença tem influência genética, podendo estar presente em mais de um membro da mesma família. A patologia não tem nenhuma ligação direta com má postura ou carregamento de peso. A escoliose costuma surgir no período da adolescência, mas pode aparecer durante outras épocas da vida.

Tratamento

Atualmente não existem medicamentos para escoliose e suas causas não são evitáveis. Quando a patologia é identificada, o paciente é encaminhado a um especialista em cirurgia de deformidades para um diagnóstico preciso. O tratamento pode incluir apenas uma avaliação radiológica regular, acompanhamento da progressão ou uso de coletes e, em casos mais graves, correção cirúrgica das curvas.

Lombalgia

As dores na região lombar podem estar ligadas ou não diretamente a dores passadas nos membros inferiores com causa multifatorial. A lombalgia pode causar dores, desconfortos, queimações e os chamados “travamentos”, acarretando na possibilidade de impedimento da movimentação do paciente.

Tratamento

Os tratamentos propostos por especialistas variam de acordo com o grau das condições clínicas do paciente. Os tratamentos menos invasivos sugerem repouso, medicamentos para o controle da dor e fisioterapia. Em casos mais graves, o procedimento cirúrgico pode ser abordado.

Dor ciática

A dor é passada para as pernas, causando perda de força, sensibilidade e reflexos na área afetada pela raiz nervosa comprometida. De acordo com o nível da hérnia, a dor é irradiada para um local específico do membro, ajudando a avaliação médica.

Tratamento

Os tratamentos são propostos de acordo com os níveis de comprometimento da patologia do paciente. Após o diagnóstico feito por um especialista, um tratamento sugerido é a descompressão das estruturas nervosas. Em quadros mais graves, a retirada total do disco e a integração dos corpos intervertebrais pode ser realizada.

Estenose do Canal

Os ligamentos da coluna vertebral e as vértebras formam um estojo ósseo que protege a medula espinhal e os nervos responsáveis pelos movimentos dos músculos e pela sensibilidade. A estenose é a diminuição da área de tráfego desse tecido.

Tratamento

O recomendado é sempre procurar um especialista para verificar o melhor procedimento, pois por se tratar de um procedimento delicado, cada caso precisa ser muito bem estudado antes que se decida a melhor opção de tratamento.

Após passar por um especialista e obter o diagnóstico correto, o médico avaliará a necessidade do paciente. Entre as propostas mais conhecidas estão a fusão lombar, que consiste em uma incisão pelo abdômen do paciente em um procedimento um pouco mais invasivo, e a descompressão e discectomia, métodos também muito utilizados pelos especialistas.

Espondilolistese

Espondilolistese é o escorregamento de uma vértebra sobre a adjacente, causando o deterioramento dos componentes da coluna e fratura óssea, a degeneração e a subluxação articulares, e instabilidade segmentar que causa o aumento da tensão nas cápsulas articulares, ligamentos e músculos que estabilizam a coluna lombar, gerando dores nas costas.

Tratamento

O tratamento adequado vai de acordo com as necessidades do paciente. Os métodos mais utilizados são a artrodese da coluna, procedimento que fixa de 2 a 3 segmentos da coluna para atingir a estabilidade perdida e a fusão lombar pelo acesso retroperitoneal.

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo, retornaremos assim que possível:

Agende sua Consulta.